Convergência 2017 em Destaque: Banco apresentam Nova Plataforma de cobrança para o protesto digital


  
 

Belém (PA) – A primeira palestra que entrou para o rol de debates no Convergência 2017 – Encontro Nacional de Tabeliães de Protesto – realizado no Hotel Princesa Louçã, na cidade de Belém/PA – foi ministrada por Marcelo Boaventura e Ariadna Mota, representantes da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Boaventura iniciou a explanação com gráficos que mostraram uma linha evolutiva das plataformas de cobranças eletrônicas, com códigos de barra e boletos. Entretanto, o representante da Febraban esclareceu que as fraudes nestes sistemas também aumentaram gradativamente ao longo do tempo. De acordo com o palestrante, entre os anos de 2015 e 2016 cerca de R$ 300 milhões foram perdidos em fraudes de boletos.

Para combater fraudes e também auxiliar na segurança dos clientes, que por muitas vezes são vítimas de assaltos na saída de praças bancárias, foi desenvolvida uma nova plataforma digital pela Febraban, que agora encontra-se em fase de implantação. Uma das primeiras e mais importantes ações da nova plataforma é reunir em uma nuvem digital (espaço virtual de armazenamento) todas as informações e transações bancárias para que possam ser utilizadas de modo integrado, inclusive para os cartórios que receberão digitalmente os boletos que deverão ser protestados. Ariadna Motta, representante da Febraban e também do Banco Itaú, destacou que as inconsistências de dados e as fraudes constantes acontecem pela falta de um registro integrado, que deverá ser solucionado com o lançamento da nova plataforma digital da Febraban.

Nesta nova plataforma de cobrança, os boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer agência bancária, independente do banco. Deste modo, a Febraban visa garantir maior segurança aos usuários que não precisarão mais se deslocar de uma agência para outra para realizar a quitação de seu boleto bancário.

Durante a palestra, Boaventura e Ariadna destacaram alguns dos principais riscos existentes hoje nos sistemas bancários, dentre eles: dificuldade no controle e prevenção de fraudes; dificuldades na identificação de origem dos recursos nos pagamentos em espécie; envio de boletos sem autorização do cliente na cobrança sem registro; dificuldade no controle sobre as cobranças de proposta. Reunidas todas essas ações prejudicam a rastreabilidade e a confiabilidade do instrumento de pagamento.

Boaventura mostrou como as cobranças de Protesto de Títulos, que antes eram feitas em papel, passaram para informações registradas em disquetes, chegaram aos arquivos armazenados digitalmente até a chegada da Central de Remessa de Arquivos (CRA) Nacional que possibilita maior interação e agilidade na cobrança de títulos dos bancos a serem cobrados extrajudicialmente, assim como rastreabilidade por parte do sistema bancário.

Fonte: INR Publicações – Jornal do Protesto | 27/09/2017.

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Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

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