TECNOLOGIA BLOCKCHAIN JÁ ESTÁ SENDO USADA NO TOCANTINS


  
 

A Central de Serviços Eletrônicos do Tocantins vai colocar no ar em breve, um novo sistema de armazenamento de informações sobre o registro de imóveis usando o sistema Blockchain, considerado uma revolução equivalente ao advento da internet. A novidade está sendo capaz graças a uma parceria firmada com uma startup que detém a expertise do uso desta tecnologia.

O Blockchain surgiu para viabilizar as cripto-moedas, mas logo descobriram que ele também poderia carregar, na transação que emite a moeda, inúmeras outras informações que estão sendo chamadas de “contratos inteligentes”.

Esta tecnologia já está sendo utilizada em outras áreas há algum tempo, mas para o registro de cartórios, apenas a Suécia e Honduras estavam usando. Agora o Brasil começa a investir no Blockchain: “O Tocantins sai na frente mais uma vez! Nós já estamos com a tecnologia em fase final de testes para colocar em operação, inclusive já contamos com o registro de um imóvel rural na blockchain do bitcoin.  Agora, aguardaremos a regulamentação e, ultimados os testes, iremos disponibilizar para todos os cartórios do Tocantins, por meio da central única de serviços eletrônicos e iremos disponibilizar para as demais centrais de serviços eletrônicos dos demais estados que tiverem interesse em adotar esta tecnologia que é hoje, a mais segura do mundo”, destacou o presidente da ANOREG/TO, Valdiram Cassimiro.

OS BENEFÍCIOS DO BLOCKCHAIN:

Blockchain pode ser um aliado porque oferece segurança e eficiência no armazenamento de informações, aliadas ao armazenamento das informações de forma compartilhada, onde todos os cartórios teriam acesso à todos os dados, distribuídos em diversos computadores. Desta forma, o pequeno cartório não vai precisar fazer grandes investimentos para manter um banco de dados, pois os dados estariam disponíveis em várias máquinas interligadas. A tecnologia também vai permitir mais acesso às políticas públicas, que é uma dificuldade para o cartório que não consegue entregar dados à administração pública.

Este sistema abriga um algoritmo que, segundo estudiosos desta área, está acima de qualquer possibilidade de fraude. Uma vez gravado um dado no Blockchain, você não altera nada, apenas vai ter a possibilidade de registrar nova informação que explicite a correção do que foi informado anteriormente, como ocorria nas redações de atas manuscritas.

Fonte: Anoreg/TO | 08/04/2017.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.