PRESIDENTE DA ANOREG-MT APRESENTA METAS PARA O BIÊNIO 2019-2020


  
 

Às vésperas de participar de reunião preparatória com o objetivo de apresentar ao governo federal índices econômicos e estatísticas, subsidiando-o em sua política social/econômica/ambiental, o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), José de Arimatéia Barbosa, reuniu-se com diretores, colaboradores e prestadores de serviços para conhecer o diagnóstico da Associação e apresentar as metas da diretoria para o biênio 2019-2020.

O encontro ocorreu nesta segunda-feira (14 de janeiro), na sede da Anoreg-MT. “É com muita felicidade que assumimos o comando da Anoreg-MT e estamos dispostos a trabalhar diuturnamente no sentido de unir e fortalecer ainda mais nossa classe e o resultado dos nossos esforços se refletirá nos excelentes serviços que os cartórios já prestam e continuarão prestando à sociedade. Pensando nisso, traçamos cinco metas globais para implementar ao longo desses dois anos de mandato e queremos contar com a contribuição de todos os colegas, pois temos o entendimento de que todos são fundamentais para o sucesso da nossa atividade”, exaltou José de Arimatéia.

Metas

A primeira meta estabelecida é exercer vigilância especial na área de marketing, a partir de uma proposta de cooperação entre as Anoreg’s das quatro unidades federativas da região centro-oeste (G-4) e das nove da Amazônia brasileira (G-9), com a finalidade de mostrar à sociedade brasileira a importância da atividade desenvolvida pelos notários e registradores imobiliários brasileiros, enaltecendo-as a todo instante, a exemplo do corporativismo que fazem outras classes profissionais.

“A segunda meta é dar continuidade aos projetos prioritários desenvolvidos por nossas antecessoras, notadamente aqueles sob a presidência da colega Niuara Borges, dentre os quais se destacam a integração com o Poder Judiciário; o Programa Inspire Qualidade (PIQ); Cartório Amigo; dentre outros, oriundos de convênios/parcerias e/ou colaborações já existentes e outros a serem firmados com órgãos públicos e entidades privadas”, informou José de Arimatéia.

 A terceira meta é concentrar esforços para que seja implementado no país o Operador Nacional de Registro (ONR), criado pela Lei nº 13.465/2017, responsável pela Central do Registro Eletrônico em nível nacional, bem como o Sistema Integrado Territorial (Sinter), coordenado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, objetivando obter maior segurança jurídica sobre os atos de responsabilidade dos registradores, a partir da coordenação entre registro jurídico e cadastro territorial.

A quarta meta da gestão 2019-2020 é retomar a realização de encontros regionais, valorizando cada polo administrativo de Mato Grosso e objetivando uniformizar entendimentos sobre as novas recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) alusivas aos temas notariais e registrais mais atuais em discussão no país, com eles colaborando na uniformização de procedimentos relacionados com a atividade notarial/registral.

O quinto objetivo é priorizar a criação de equipes temáticas de consultas técnicas notariais e registrais, mantendo as comissões revisoras dos enunciados sobre as especialidades Registro de Imóveis e Títulos e Documentos, Parte Geral da CNGCE, Registro Civil e Tabelionato de Protesto, bem como Tabelionato de Notas, iniciativa surgida após a “I Jornada de Estudos da Consolidação das Normas Gerais da Corregedoria-Geral da Justiça – Foro Extrajudicial” realizada em 2017, facultando a quaisquer dos notários e registradores integrá-las.

A sexta e última meta é apoiar a Escola Mato-grossense de Notários e Registradores (Emnor) na manutenção e criação de novos cursos de Educação à Distância (EAD), com caráter predominantemente prático, mantido os presenciais que propiciam estudos avançados na área do direito notarial/registral comparado. Para tanto, serão firmados convênios, parcerias e/ou cooperação científica com universidades e/ou institutos de pesquisas nacionais e estrangeiras incentivando os notários e registradores a produzirem artigos, revistas, livros e outras publicações sobre temas alusivos ao direito notarial/registral.

Fonte: Anoreg/MT | 15/01/2019.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.