O Diabo pegou Deus pela mão e Deus o seguiu…?! – Amilton Alvares


  
 

*Amilton Alvares

É possível isso? Contenha a perplexidade por alguns instantes e acompanhe o texto bíblico. Se Jesus tivesse tropeçado, o relato de Mateus 4:1-11 poderia revelar uma tragédia para a humanidade. Leia o texto.  A Bíblia deixou patente a vitória de Deus sobre o maligno.

Três tentativas fez Satanás para enlaçar Jesus de Nazaré. No deserto, depois de quarenta dias Jesus teve fome. A oferta do Diabo era atraente – comida, mas a resposta de Jesus proclamou a supremacia das coisas espirituais sobre as coisas materiais – “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Depois, o Diabo propôs a Jesus uma demonstração pública de poder – “Se és o Filho de Deus, atira-te (da torre do templo) e Deus ordenará aos seus anjos e eles te susterão em suas mãos”. Um espetáculo fantástico o Diabo quis anunciar. Mas a resposta de Jesus foi curta, objetiva e serena – “Não tentarás o Senhor teu Deus”. Dá até para imaginar Jesus acrescentando antes ou depois – Prá quê Satanás?!  O Diabo, então, tirou os coringas da manga, reuniu todas as cartas e subiu a aposta. O texto bíblico diz que o Diabo levou Jesus ao topo do monte e lá anunciou: “Dar-te-ei todos os reinos deste mundo e a glória deles, se, prostrado, me adorares”. Aí Jesus enquadrou de vez o Diabo e disse-lhe: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto”. Como logo após o Diabo se afastou, é bem provável que Jesus tenha dito arreda Satanás, cai fora, vaza.

O texto bíblico diz que o o Espírito Santo levou Jesus ao deserto e que o Diabo levou Jesus ao templo e ao alto do monte. Foi quase um pegar na mão para conduzir. Mas é certo que naqueles momentos Deus somente permitiu que o Diabo levasse avante o seu plano, para afirmar a soberania de Jesus Cristo sobre toda a criação. Essa mesma soberania Jesus proclamou na cruz do Calvário ao aceitar morrer pelos nossos pecados. Por isso, Ele é o único que pode afirmar: “A minha vida ninguém tem poder para tirar. Eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para dar e também para retomar. Este poder eu recebi de meu Pai” (João 10:18).

Na verdade o Diabo largou a mão de Deus muito tempo atrás. A sentença do título é só uma alegoria. Hoje o Diabo gosta mesmo é de pegar na mão do homem, conduzindo-o por estradas tortuosas e de perdição. Lamentavelmente, muitos são guiados pelo Diabo e pensam que estão nos caminhos de Deus. Muitas vezes nos encantamos ou nos desgastamos com glórias efêmeras e transitórias, esquecendo-nos dos tesouros guardados no céu. Somos negligentes com a família e a própria vida, e algumas vezes escolhemos a mão errada para segurar. Volta-te para Jesus de Nazaré, o único que é capaz de descer às cavernas escondidas da vida e lançar luz na escuridão. Não há tentação ou podridão que possa resistir à ação daquele que tem poder de declarar: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25). Considere se não é chegada a hora de dar uma guinada na sua história.

________________________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. O Diabo pegou Deus pela mão e Deus o seguiu…?!? Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 0203/2015, de 03/11/2015. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2015/11/03/o-diabo-pegou-deus-pela-mao-e-deus-o-seguiu-amilton-alvares/ Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.