Alagoas: IRTDPJBrasil disponibiliza treinamento online sobre a integração dos cartórios de RCPJ à Redesim


  
 

Aulas atendem à demanda dos estados que utilizam o sistema Facilita,

desenvolvido pelo integrador Vox Tecnologia

Já estão disponíveis no canal do YouTube do IRTDPJBrasil três aulas que mostram em detalhe como se dá o processo para o deferimento do CNPJ pelos cartórios integrados à Redesim. Este é o caso do de Alagoas, o primeiro dos 11 estados que poderão utilizar o sistema Facilita, que já está integrado à Central RTDPJ, desde março deste ano.

O mesmo sistema será utilizado pelos cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas dos estados do Paraná, Espírito Santo, Tocantins, Piauí, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Rondônia e  Goiás. “O piloto desenvolvido em Alagoas está devidamente validado e em plena operação. Agora,  poderá ser replicado nos demais estados”, explica Rainey Marinho, presidente do IRTDPJBrasil e da Anoreg/Alagoas

No caso de Alagoas, os cartórios de Maceió participaram de treinamento com a presença de representantes da Junta Comercial, da Receita Federal e do IRTDPJBrasil, além de técnicos responsáveis pela integração. Ao todo são 4 horas de 30 minutos de aulas, ministradas por Pietro Giovanni Perugino, – auditor fiscal da Receita e integrante da equipe nacional da Redesim – e por Rodrigo Pinho, coordenador técnico da Central RTDPJBrasil.

“Depois do piloto com os cartórios da capital, estamos prontos para liberar a integração para os colegas do interior. Assim todos os cartórios que têm a atribuição de RCPJ, em Alagoas poderão receber novos pedidos na Central RTDPJBrasil para que efetuem o registro das PJs, fazendo o deferimento automático do CNPJ”, diz Marinho, oficial do 2º RTDPJ de Maceió.

Como se dará a integração para os cartórios

A integração com a Redesim/AL, por meio do portal https://www.facilita.al.gov.br/ já foi concluída. A recepção dos pedidos de viabilidade de nome e de registro de Pessoas Jurídicas será feita pela plataforma www.rtdbrasil.org.br. Os cartórios cadastrados na Central podem receber, ainda, os pedidos com os dados do Documento Básico de Entrada (DBE), necessário para este tipo de registro.

Dessa forma, a serventia estará apta a fazer registro de PJ juntamente com a análise do DBE. Ao concluir o ato registral, o CNPJ poderá ser deferido diretamente na Receita Federal. Os pedidos de alteração e baixa de CNPJ também poderão ser recebidos e realizados de forma eletrônica.

A integração da plataforma dos cartórios de RTDPJ com a Redesim, via sistema Facilita, evita que o cliente precise levar o registro até a Receita para o efetivo deferimento do DBE, que já terá ocorrido por meio da Central Brasil.

Além de assistir ao treinamento online, para entender todo o processo, os cartorários e seus colaboradores também podem consultar, na Central RTDPJ, o menu AJUDA > MANUAIS.  Em caso de dúvida, devem utilizar, o suporte da Central acionando o chat online e o e-mail atendimentocartorio@rtdbrasil.org.br

Fonte: Comunicação IRTDPJBRASIL.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias.

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.