Projeto autoriza construção de reservatório próximo a curso d’água em APPs


  
 

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 30/15, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), que autoriza a construção de reservatório d’água para projetos de irrigação em áreas de preservação permanente (APPs) de imóveis rurais. A construção poderá ocorrer nas faixas marginais de qualquer curso d’água natural e nas áreas no entorno dos lagos e lagoas naturais.

A proposta acrescenta parágrafo ao artigo 4º do Código Florestal (Lei 12.651/12), que define o conceito de APP.

Segundo Heinze, a falta de clareza na legislação dificulta a expansão de tecnologias ligadas à irrigação. “A inserção desse dispositivo no Código Florestal trará clareza necessária a tão significativo tema e de fundamental importância para a redução de perdas nas lavouras, para a preservação dos recursos naturais e para o aumento da produção de alimentos”, diz o deputado.

A autorização prevista no PL 30/15 vale para a construção de reservatórios d’água para projetos de irrigação e também para a infraestrutura física a eles associados.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e segue para análise das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Fonte: Agência Câmara Notícias | 01/04/2015.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.