TJDFT autoriza instalação de mais um posto avançado de registro civil


  
 

O TJDFT, por meio da Portaria Conjunta GC 92 de 2/2/2016, publicada no Diário de Justiça eletrônico desta segunda-feira, 6/6, autorizou a instalação de Posto Avançado de Registro Civil nas dependências do Hospital Santa Helena, localizado no final da Asa Norte. O objetivo é realizar registros de nascimento e de óbito ocorridos na referida unidade de saúde.

Segundo a Portaria, o Posto Avançado deverá ser mantido pelo 1º Ofício de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Brasília. Além disso, deve estar interligado à sede da serventia, via internet, nos moldes previstos no art. 1º do Provimento 13, de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a emissão de certidão de nascimento nos estabelecimentos de saúde que realizam partos.

O texto esclarece, ainda, que nas hipóteses excepcionais de interrupção de acesso à internet fica autorizada a utilização de livros físicos de registro de nascimento, de óbito e de natimorto, abertos para uso específico no Posto Avançado. Após o encerramento, os livros serão arquivados na sede da serventia.

Atualmente, 15 unidades de saúde do DF já possuem postos de registro civil, sendo 12 públicas e três particulares, o que inclui a Maternidade Brasília, o Hospital Anchieta e o Hospital Santa Marta.

Fonte: Anoreg/BR – TJDFT | 07/06/2016.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.