ANOREG/BR: Cartórios do Brasil podem aderir ao Selo CO2Free para neutralização de carbono.


  
 

Os Cartórios do Brasil podem assumir um papel de destaque na preservação ambiental e no combate às mudanças climáticas com a adesão ao Selo CO2Free – Neutralização de Carbono. A iniciativa é fruto de parceria entre a Rede Ambiental de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR), a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) e a Green Farm CO2 Free, empreendimento localizado no Pantanal sul-mato-grossense.

Mais do que um selo, trata-se de uma certificação de responsabilidade socioambiental que coloca os Cartórios como referência em sustentabilidade, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Por que aderir?

Ao participar do projeto, os Cartórios passam a ter suas emissões de carbono medidas e neutralizadas. Os dados coletados são consolidados pela RARES-NR e transformados em projetos de redução ou remoção de gases de efeito estufa. O resultado é a geração de Créditos de Carbono certificados, garantindo que a serventia esteja alinhada às melhores práticas ambientais do mundo.

Além do benefício direto ao planeta, o Cartório participante recebe:

  • O Selo CO2Free, que pode ser aplicado em todo material gráfico e digital, fortalecendo a imagem institucional;
  • Certificação oficial de neutralização de emissões, comprovando seu compromisso com o meio ambiente;
  • Reconhecimento junto à sociedade e aos clientes, que cada vez mais valorizam organizações sustentáveis;
  • Direito de visitar, sem custo de hospedagem e alimentação, a área do projeto no Pantanal, conhecendo de perto o impacto positivo da ação.

A Floresta dos Notários e Registradores

O projeto deu origem à Floresta dos Notários e Registradores do Brasil, uma área preservada de 43 mil m² que une três dos principais biomas nacionais: Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Essa floresta é o coração do projeto e responsável por gerar os Créditos de Carbono que neutralizam as emissões dos Cartórios.

Como aderir?

Para participar, o Cartório paga uma taxa anual de apenas R$ 500,00. Aqueles que já possuem o Selo RARES-NR de Responsabilidade Socioambiental têm o valor reduzido para R$ 250,00.

Ao adotar o Selo CO2Free, o Cartório se posiciona como protagonista em uma agenda que vai muito além da atividade registral e notarial: a preservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas.

Para se cadastrar e aderir ao projeto, basta acessar o site da RARES-NR e iniciar o processo de neutralização de carbono. Esse é o momento de mostrar que os Cartórios estão ao lado dos brasileiros também na defesa do futuro do planeta.

AssCom ANOREG/BR e RARES-NR

Fonte: ANOREG/BR.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.