Brasil ganha prêmio internacional com trabalho sobre Direito de Sucessões na XIX Jornada Notarial do Cone Sul


  
 

Intitulado de “Famílias sem fronteiras”, trabalho apresentado pela tabeliã da cidade de Arco-Iris (SP), Talita Seiscentos Baptista, destacou a prática do inventário extrajudicial no Brasil.

O Brasil recebeu premiação internacional durante a XIX Jornada Notarial do Cone Sul. O trabalho elaborado pela tabeliã Talita Seiscentos Baptista foi o vencedor na categoria Direito de Sucessões. O evento ocorreu entre os dias 23 e 25 de novembro na cidade de San Salvador de Jujuy, na Argentina.

Foram 43 trabalhos apresentados, voltados para a disputa em duas categorias: “Direitos Reais” e “Direito de Sucessões”.  Participaram 180 jovens notários de quatro países sul-americanos: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

O trabalho da tabeliã brasileira, nomeado “Famílias sem fronteiras” mostrou aspectos particulares do Direito Sucessões no Brasil.  “Ressaltei os pontos distintos que ocorrem no Brasil, frisei bastante os inventários que realizamos de forma extrajudicial, o que não ocorre em outros lugares, por isso o trabalho ficou peculiar e bem interessante”, esclareceu Talita.

Para a coordenado do notariado jovem do Brasil, Débora Misquiati, essa foi uma grande oportunidade de mostrar o trabalho que existe no Brasil, uma vez que dos outros países participantes, apenas o Uruguai, dispõe de um sistema misto para realizar inventários extrajudiciais. “Da apresentação vieram muitas perguntas sobre o inventário extrajudicial e conseguimos esclarecer pontos importantes. Foi possível expor como a economia e o País ganharam com essa atuação notarial”, enfatizou Débora.

A vencedora do prêmio também compartilha a ideia de aproveitar o que é praticado no Brasil em outros países. “Ao final chegamos a conclusão de que o melhor é que os notários tenham essa atribuição em todos os países, pois temos essa competência, ” ressaltou Talita.

Todas as apresentações foram analisadas por uma comissão composta por dois representantes de cada País, que fizeram uma conclusão sobre cada tema proposto e elegeram os trabalhos vencedores.

Fonte: CNB/CF | 05/12/2017.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.