Deus dos desgraçados – 2ª Parte – Por Amilton Alvares


  
 

*Amilton Alvares

Talvez você se recuse a fazer parte da turma de desgraçados. Porque a expressão de Castro Alves é forte demais.

Na rua, já ouvimos muitos xingamentos, palavras horríveis. Não importa o peso e o tamanho da imprecação. Quem poderá escolher a carapuça que mais se ajusta a cada um? Apresente-se diante de Deus.  Você vai se surpreender. Ele não vai xingar você. Porque Deus acolhe os pecadores do jeito que eles são. Porque Ele é salvador de pessoas defeituosas, desgraçados, ignorantes, pecadores e perdidos em geral, que não podem alcançar aprovação diante da santidade do Senhor. O poema de Castro Alves serve então para me chamar à realidade e fixar a baliza: “Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus! Se é loucura… se é verdade. Tanto horror perante os céus?! (O Navio Negreiro).

Deus não é o pai do mal. O mal, no planeta, é causado pela ação de pecadores, que seguem descompensando tudo, vidas e natureza. E no navio de escravos a caminho do Inferno somos todos desgraçados. Se Deus tirar a sua mão ninguém se salvará. Somos prisioneiros das nossas próprias qualidades negativas e deformidades de caráter – somos gananciosos, depravados, cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia; bisbilhoteiros, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes, presunçosos; inventamos maneiras de praticar o mal, somos insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis. Complete a lista em Romanos 1:26-32. Por isso precisamos do nosso Salvador, o Deus dos desgraçados, que se fez maldição na cruz do calvário, foi desprezado e rejeitado, tomou sobre si as nossas enfermidades, foi esmagado por causa das nossas iniqüidades. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a sua boca, assumindo as nossas culpas (Isaías 53). Jesus de Nazaré faz de um desgraçado um venturoso. Ele nos preparou uma casa no céu e faz dela uma morada para a vida eterna. Ele é salvador! Deus dos desgraçados, louvado seja o seu santo nome, que está acima de todo nome, exaltado à mais alta posição do universo, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai (Filipenses 2:9-11). Como Castro Alves foi feliz ao clamar – Senhor Deus dos desgraçados, tem misericórdia deste mundo! Podemos completar – Salva-nos Senhor!

Clique aqui e leia a 1ª Parte de Deus dos Desgraçados.

Clique aqui e leia a 3ª Parte.

__________________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este artigo: ALVARES, Amilton. DEUS DOS DESGRAÇADOS – 2ª PARTE.  Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 085/2015, de 11/05/2015. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2015/05/11/deus-dos-desgracados-2a-parte-por-amilton-alvares/

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.