Deus dos Desgraçados – 3ª Parte – Por Amilton Alvares


  
 

* Amilton Álvares

É melhor ser um desgraçado deste mundo do que um perdido na eternidade. Vejam o ensinamento de Jesus de Nazaré em Mateus 18:8-9: ““Se a sua mão ou o seu pé o fizerem tropeçar, corte-os e jogue-os fora. É melhor entrar na vida mutilado ou aleijado do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, ser lançado no fogo eterno. E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no fogo do inferno”.

A conclusão natural que eu posso tirar desse pensamento de Jesus é de que é melhor tomar decisões que podem causar perdas agora do que sofrer dano irreparável na eternidade. E tenho de levar em conta que muitos personagens ilustres da Bíblia também tiveram de tomar decisões difíceis, alguns deixando para trás família e posição social. Homens que se fizeram fracos ou desgraçados neste mundo – – pobres de espírito, chorosos, humildes, famintos e perseguidos por causa da justiça, por almejar a vida eterna com Deus.

Eu não preciso ser um desgraçado ou fracassado para Deus abrir a porta do céu para mim. O que eu preciso mesmo é ter consciência de que sou incapaz de agradar a Deus, por mim mesmo. Eu tenho de entender que eu preciso de um Salvador. Preciso saber que dependo da Graça de Deus, de seu favor imerecido para alcançar salvação. Preciso saber que Deus mandou Jesus pagar a conta dos meus pecados na cruz do Calvário. Preciso compreender que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza e assim posso me gloriar nas próprias fraquezas e tribulações. Então eu posso repetir com Paulo que, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas perseguições, nas angústias, pois quando sou fraco é que sou forte (2ª Coríntios 12:9-10). Ser um desgraçado na vida ou no Navio Negreiro, de Castro Alves, não me coloca diretamente no céu. Eu preciso crer com o coração e professar com os lábios, que Jesus de Nazaré é Deus dos desgraçados e de pecadores que reconhecem que precisam ser resgatados do mar de lama desta vida distante de Deus. Ele, o Deus dos desgraçados, está a procurar pecadores que reconhecem que não podem salvar-se pela própria força. Isso mexe com o meu orgulho. Se o orgulho não cede então eu grito – – Que Deus é esse que só quer me humilhar! E a poesia de Castro Alves passa a fazer sentido – “Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus! Se é loucura… se é verdade. Tanto horror perante os céus?!

Clique aqui e leia a 1ª Parte de Deus dos Desgraçados.

Clique aqui e leia a 2ª Parte.

__________________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este artigo: ÁLVARES, Amilton. DEUS DOS DESGRAÇADOS – 3ª PARTE.  Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 090/2015, de 18/05/2015. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2015/05/18/deus-dos-desgracados-3a-parte-por-amilton-alvares/. Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.