Ame-o ou deixe-o! – Por Amilton Alvares


  
 

*Amilton Alvares

Se você tem mais de cinqüenta anos, certamente já ouviu esse mote. A frase completa era: “Brasil, ame-o ou deixe-o”.  Era o tempo da ditadura militar e o significado ideológico dessa propaganda de governo era de que permanecessem no Brasil os que apoiavam o regime militar; e que saíssem (por bem ou por mal) os que se opunham. Os tempos mudaram. Hoje, ficar ou ir embora tem um viés pronunciadamente econômico. Na prática, é opção ou alternativa para quem busca novas oportunidades de trabalho e crescimento profissional. Você é cidadão brasileiro e tem o direito de permanecer na sua Pátria. Ninguém pode abusar da sua credulidade e apelar para você permanecer, se não há oportunidades para plantar, crescer e construir, em igualdade de condições na multidão de anônimos. E ninguém tem o direito de mandar você embora contra a sua vontade.

Você também é convidado para ser cidadão do céu. Só que Deus nunca vai colocar você contra a parede nem mandar um exército de anjos para interrogar você. Ele nunca dirá que se você não fizer o que Ele quer acabará colocando você no olho da rua. Deus não vai forçar ninguém a confessar pecados; quem o fizer, fará isso espontaneamente, movido em amor pelo Espírito Santo. Porque adquiriu consciência de que precisa do Salvador.

Deus vai seguir na jornada com você até a porta da sepultura. Jesus Cristo já pagou a conta dos nossos pecados. Ele abriu a porta do céu para todo aquele que crê e confessa o seu nome como Salvador de pecadores. Ele deixou a porta aberta para você entrar. Deus não faz acepção de pessoas e seu propósito é que todos alcancem a salvação. Mas o limite é o sopro de vida que se antepõe à porta da sepultura. Lembra-se do ladrão na cruz? Ele disse a Jesus – “Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”. E Jesus lhe respondeu – “Eu lhe garanto que ainda hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:42-43). O Brasil é uma Pátria maravilhosa, por isso podemos cantar sempre “Sou brasileiro com muito orgulho”. Mas eu não posso deixar de almejar ser cidadão do céu. Porque isso aqui é só o primeiro tempo do jogo.

 __________________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este artigo: ÁLVARES, Amilton. AME-O OU DEIXE-O! Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 095/2015, de 25/05/2015. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2015/05/25/ame-o-ou-deixe-o-por-amilton-alvares/. Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.