ARISP desenvolve Capacitação de Atendimento em Libras para Cartórios de Registro de Imóveis (com e sem anexos)


  
 

Aproximadamente 5% da população brasileira tem deficiência auditiva, de acordo com o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Isso representa mais de 9 milhões de brasileiros. Essas pessoas foram beneficiadas pela Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015, ao definir que os serviços notariais e de registro não podem negar ou criar óbices ou condições diferenciadas à prestação de seus serviços em razão de deficiência do solicitante. Em se tratando de surdos, é importante que o atendimento seja adequado e especializado, com o uso de LIBRAS – a Língua Brasileira de Sinais.

Pensando nisso, a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo – ARISP, por meio da Uniregistral, está desenvolvendo um curso a distância de Libras totalmente voltado para o atendimento nos cartórios. “A ideia é desenvolver um curso que humanize as relações entre os colaboradores dos cartórios e os surdos”, diz Graziela Castro, coordenadora da Uniregistral.

O curso “Capacitação de Atendimento em Libras para Cartórios de Registro de Imóveis (com e sem anexos)”, idealizado pelo vice-presidente da ARISP, Flauzilino Araújo dos Santos, será lançado em uma plataforma de aprendizagem a distância com uma metodologia exclusiva. A língua será ensinada através de dezenas de videoaulas, material didático e atividades, produzidos em parceria com a TV Registradores.

Além de aprender Libras, os colaboradores dos cartórios também terão contato com a cultura surda.“Os surdos gostam de perceber que estamos nos esforçando para atendê-los!”, diz Castro.

O conteúdo foi desenhado com a colaboração de Fábio Costa, Diretor de Assuntos Agrários da ARISP e Patrícia Zapani, intérprete, professora de Libras e redatora de comunicação da ARISP.

Fonte: iRegistradores | 26/11/2015.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.