Solicitação de serviços cartorários por meio eletrônico aumenta em Mato Grosso


  
 

A tecnologia está presente na vida do ser humano há anos e sua utilização se intensificou, principalmente com a chegada da pandemia do coronavírus, a partir de março de 2020. Muitas empresas tiveram que se reinventar para atender clientes, o que não aconteceu com os cartórios mato-grossenses, pois já estavam preparados, desde 2015, para prestarem serviços de forma eletrônica.

Pensando na comodidade dos clientes, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) criou, em 2015, na gestão da então presidente Maria Aparecida Bianchin, a Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI-MT), plataforma que reúne, num único local, documentos de todos os cartórios do Estado. Isso significa que, há seis anos, o usuário do cartório não precisa mais sair de casa para solicitar, por exemplo, cópia de certidão de casamento, nascimento, óbito, escrituras de compra e venda, união estável, protesto, registro de imóveis, procurações, dentre outros.

Segundo Maria Aparecida Bianchin, que hoje é diretora de Tecnologia da Anoreg-MT, a sociedade aprovou o modelo de serviço. “Para se ter ideia, houve aumento de 260% nos pedidos feitos por meio da Central Eletrônica, ou seja, em 2020 foram 113.677 serviços solicitados, e, este ano, 295.592. Isso demonstra que os usuários se adaptaram a esse cenário tecnológico e, principalmente, confiam nos cartórios, que oferecem serviços cada vez mais ágeis e com a mesma segurança jurídica comparada ao atendimento presencial”, exaltou.

CEI-MT

A Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI-MT) é gerida pela Anoreg-MT e regulamentada pelo Provimento 81/2014, da Corregedoria-Geral da Justiça, e também atende os requisitos do Provimento 47/2015, da Corregedoria Nacional de Justiça, que determina a cada estado criar uma central para comunicações.

Está disponível à sociedade, que pode consultar e solicitar, de qualquer lugar do planeta, os documentos que precisa, haja vista seu acesso ser por meio da internet (http://cei-anoregmt.com.br), celulares que tenham as plataformas Windows e Android, e aplicativo “CEI Anoreg Mato Grosso”.

Cadastro

Para acessar a CEI-MT é preciso se cadastrar no site ou no aplicativo e validar o cadastro por e-mail. Em seguida, é necessária a compra de créditos por meio de boleto, sendo o valor mínimo de R$ 10. Após a compensação, é liberada a consulta, que pode ser feita por CNPJ/CPF ou pelo nome da pessoa, seja ela física ou jurídica.

Fonte: Anoreg/MT.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias.

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.