Incra lança sistema para tornar a certificação de imóveis rurais um processo totalmente eletrônico


  
 

O Incra lançou oficialmente, nesta segunda-feira (25), em São Paulo, com a presença do presidente Carlos Guedes, o Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), que tornará totalmente virtual a análise de processos de certificação de imóveis rurais no país, dispensando plantas e processos físicos. Essa nova ferramenta, via internet, irá garantir mais agilidade e eficiência na análise dos cerca de 12.380 processos de certificação que atualmente tramitam na autarquia.

Para acelerar algumas etapas que envolvem o processo de certificação, uma atribuição que é exclusiva do Incra, o novo sistema, que foi desenvolvido pelo órgão e a Secretaria de Regularização Fundiária da Amazônia Legal, também será operacionalizado por todos os cartórios de registros de imóveis do país, em uma parceria com o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib). A ideia é alimentar um módulo do Sigef com informações da base do Registro de Imóveis. Isso também permitirá maior segurança jurídica em relação à ocupação da malha fundiária brasileira. Acesse AQUI o sistema do Sigef.

Fonte: INCRA I 25/11/2013.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.