Arpen-Brasil realiza 2º Seminário Nacional do Registro Civil em São Luís do Maranhão


  
 

Abertura do evento foi marcada por assembleia de posse da nova diretoria da Arpen-MA

No intuito de mobilizar toda a classe de registradores civis do Estado do Maranhão, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR), em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (Arpen-MA), realizou na última sexta-feira (01.06), o 2º Seminário Nacional do Registro Civil 2018 Arpen-Brasil e o 1º Seminário de Trabalho Registro Civil 2018 Arpen Maranhão na cidade de São Luís (MA).

Agradecendo a parceria com a Arpen-MA e o apoio prestado pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Maranhão (IEPTB-MA) para realização do evento, o presidente da Arpen-Brasil Arion Toledo Cavalheiro Junior, abriu o Seminário destacando a importância da união de todas as naturezas de cartório.

“Eu preciso fazer um agradecimento muito especial ao IEPTB-MA que comprou a ideia desse evento, e que está patrocinando este Seminário. Considerei essa atitude linda, porque essa é a união que a gente precisa entre as especialidades. O Instituto de Protesto está dando a maior força para nós, fazendo com que o registro civil também possa se estruturar cada vez mais, porque eles sabem da dificuldade que nós temos. Na realidade, o que menos precisamos é da divisão de especialidades. Precisamos do que vocês estão demostrando aqui no Maranhão. E espero que vocês sejam espelho para todo o país. Porque é a falta de união que está acabando com a nossa categoria. Não são forças externas. É a falta de união dentro da categoria. E vocês estão demonstrando exatamente o que precisa que é esse fortalecimento”, afirmou ele.

“É uma satisfação muito grande colaborar com mais esse evento, que é muito importante para toda a classe. E eu gosto quando conseguimos estar em seminários como esse e encontrar vários colegas empenhados, que também tem a atribuição de protesto, e que de alguma forma esse evento vai ajudar. A união da classe, principalmente neste momento de crise, é fundamental para que a gente se sustente e mantenha uns aos outros”, também comentou o superintendente do IEPTB-MA, Cristian Carvalho.

Na sequência, a presidente da Arpen-MA, Carolina Miranda Motta Ferreira, comemorou a nova fase que o registro civil do Maranhão está iniciando. “Temos a posse da nova diretoria da Arpen-MA, que será presidida pelo Devanir Garcia, uma pessoa de extrema competência. E também a essencial união das associações, com a Arpen-Brasil nós prestigiando, em prol de fortalecer a nossa especialidade”, disse.

Além da presença do presidente da Arpen-Brasil, Arion Cavalheiro; e da presidente da Arpen-MA, Carolina Ferreira; a mesa de abertura do Seminário contou ainda com a presença da coordenadora administrativa do Fórum Desembargador Sarney Costa, Maria Nery Paiva – representando a diretora do Fórum, doutora Diva Maria de Barros Mendes; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (OAB-MA), Thiago Dias; do superintendente do IEPTB-MA, Cristian Carvalho – representando o presidente do Instituto, Paulo Carvalho; e com a presença do presidente da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC), Thiago Estrela. Também prestigiariam o evento, a 1ª secretária da Arpen-Brasil, Elizabete Regina Vedovatto; e a 1ª tesoureira da Arpen-Brasil, Karen Lúcia Cordeiro Andersen.

Assembleia

Durante a abertura do 2º Seminário Nacional do Registro Civil Arpen-Brasil foi realizada assembleia da Arpen-MA para alteração de três itens do estatuto social da Associação: com relação à sede – ficando na capital do Estado, mas podendo os atos administrativos serem feitos no local de residência do presidente em exercício; a criação do cargo de diretor social; e a previsão da possibilidade de assembleias e reuniões virtuais por meio de aplicativos. Por maioria de votos, todas as alterações foram aprovadas.

Na sequência, também foi realizada a posse da nova diretoria da Arpen-MA para o biênio 2018-2020; sendo empossado como novo presidente da Associação, o oficial do Cartório 2º Ofício Açailândia, Devanir Garcia.

“Esse dia é realmente muito marcante para nós registradores civis do Maranhão. Um dia que além de podermos adquirir conhecimentos, nós temos pela primeira vez a presença de uma equipe da Arpen-Brasil no Estado. Essa visita, essa força que eles trazem, é muito importante, porque veremos o crescimento da semente que está sendo plantada hoje. Tenho certeza que além do conhecimento, também irá crescer a consciência de que se nós não nos organizarmos, não lutarmos pelo interesse da nossa classe, vamos sucumbir”, disse Garcia. “Também quero dizer que a nossa equipe, que hoje foi empossada, está pronta para trabalhar em nome de todos. Os desafios são muitos, vários e nós estamos começando agora, mas podem ter certeza que faremos planejamentos e pediremos sempre a ajuda dos companheiros. Estamos prontos para trabalhar”, completou.

Fonte: Anoreg/BR.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.