TJ/RN: Corregedoria e TI do Tribunal de Justiça apresentam Sistema de Correição Virtual Extrajudicial.


  
 

A Corregedoria-Geral e a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIC) do Poder Judiciário potiguar, apresentaram, na manhã desta terça-feira (5/11), o Sistema de Correição Virtual Extrajudicial. Com utilização de tecnologia sofisticada, o sistema 1.0.0 possui 50 funcionalidades e busca trazer maior celeridade nas informações das correições extrajudiciais.

Participaram da reunião os juízes corregedores auxiliares Everton Amaral e Paulo Maia, o secretário de TI do Tribunal, Gerânio Gomes, bem como dos servidores da Corregedoria e da SETIC, a fim de conhecerem o funcionamento do Sistema de Correição Virtual Extrajudicial. O que antes levava, em média, uma semana para produzir os relatórios das correições extrajudiciais, com o novo sistema, estima-se que todo o procedimento seja realizado em minutos, proporcionando maior economia de tempo.

Conforme ressaltado pelo juiz Paulo Maia, o objetivo é fazer com que os juízes corregedores permanentes de cada uma das comarcas do interior tenham a ferramenta para fazer de forma ágil a correição de cada cartório sobre sua responsabilidade. O juiz Everton Amaral também parabenizou os envolvidos neste trabalho pela idealização do sistema e destacou não ser uma tarefa fácil de produzir.

“Com esse sistema não se terá mais que preencher folhas de papel, nem ficar olhando livros ou selos, mas sim, através do banco de dados da própria SETIC, buscaremos esses dados on-line, para preencher o formulário que será disponibilizado dentro do Sistema de Correição Virtual Extrajudicial”, acrescenta o magistrado Paulo Maia.

Ainda durante a reunião, Gerânio Gomes, destacou que já havia, há algum tempo, o desafio de entregar à Corregedoria, o sistema de correição extrajudicial. “Tivemos alguns ciclos de desenvolvimento, produzindo arquiteturas que em pouco tempo se tornaram antigas, e precisamos reformular. Agora, nós temos uma arquitetura totalmente moderna”, reforça o secretário em relação à idealização do sistema.

Maior celeridade nos processos

A partir do uso do Sistema de Correição Virtual Extrajudicial, haverá maior segurança nas informações, automação de procedimentos, fluxos mais organizados, relatórios detalhados, tomada de decisão ágil e redução de riscos operacionais.

O sistema é compatível com qualquer dispositivo tecnológico, o que facilita o acesso às informações das correições, tanto aos juízes, quanto aos servidores, caso precisem acompanhar as informações pelo celular, por exemplo.

Fonte: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.