TJ/SP: JUSTIÇA DETERMINA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM LOTEAMENTO


  
 

Com base no princípio da dignidade humana, a 35ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo negou recurso do Ministério Público e manteve decisão que obriga empresa Elétrica Bragantina a fornecer energia a imóvel situado em loteamento irregular na cidade de Bragança Paulista. A decisão foi proferida na última segunda-feira (27).

A ação, ajuizada pelo proprietário do imóvel após recusa da empresa em prestar o serviço, foi julgada procedente em primeiro grau para determinar o fornecimento, fato que levou o Ministério Público a apelar, alegando ter firmado Termo de Ajustamento de Conduta com a companhia para impedir a instalação da rede naquele local, a fim de evitar danos ambientais e urbanísticos.

Em seu voto, o relator, desembargador Mendes Gomes, afirmou que a responsabilidade de regularizar o imóvel é do empreendedor, e não do comprador, e que o termo firmado entre as partes não pode produzir efeitos contra moradores de boa-fé. “A irregularidade do loteamento não impede a prestação do serviço de energia elétrica, face à sua essencialidade e aos prejuízos decorrentes de sua falta, sob pena de violação ao princípio da dignidade humana”.

Os desembargadores Clóvis Castelo e Melo Bueno também integraram a turma julgadora e acompanharam o voto do relator.

Apelação n° 3000066-92.2013.8.26.0447

Fonte: TJ/SP | 29/01/14

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.