ABDRI: Curso de Gestão Documental no Registro de Imóveis – Aspectos Teóricos e Práticos


  
 

A Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário (ABDRI) está promovendo o curso Gestão Documental no Registro de Imóveis – Aspectos Teóricos e Práticos, que ocorrerá no dia 11 de novembro, das 9h às 17h, na Sala Elvino Filho.

O objetivo é oferecer conhecimentos teóricos e práticos referentes aos procedimentos necessários à gestão dos documentos de arquivo dos cartórios de Registro de Imóveis, visando atender às demandas internas e regulatórias (CNJ/CGJSP) de forma eficiente e econômica.

O workshop é voltado para Oficiais de Registro, seus prepostos e profissionais que atuam nas áreas de arquivo e tecnologia da informação dos cartórios de Registro de Imóveis.

A instrutora é Paola Rodrigues Bittencourt, mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, servidora do Arquivo Nacional; atua como arquivista da Coordenação-Geral de Gestão de Documentos desde 2006. Para mais informações, acesse: http://lattes.cnpq.br/1644225204208570.

Programação:

9H – 10H30 – ASPECTOS TEÓRICOS

  • Teoria das três idades
    • Corrente
    • Intermediário
    • Permanente
  • Ciclo de vida dos documentos dos cartórios.
  • Conceitos e princípios arquivísticos básicos para desenvolvimento das atividades em arquivos dos Cartórios de RI. Exemplo: Conceito de documento, arquivo, documento de arquivo; princípios arquivísticos, documento físico, eletrônico e híbrido;
  • Gestão dos documentos dos Cartórios de RI. 
    • O que é gestão de documentos?
    • Fases da gestão de documentos
      •  Produção
      • Utilização
      • Destinação
  • Critérios de eliminação dos documentos;

10H30 – 10H45 – COFFEE BREAK.

10H45 – 12H30

  • Plano de Classificação e tabela de temporalidade – principais ferramentas de gestão dos documentos dos Cartórios de RI.
    • Por que são tão importantes?
    • Conceito, benefícios de aplicação;
    • Lógica da aplicação de código de classificação de documentos de arquivo.

12H30 – 14H30 – ALMOÇO (HORÁRIO LIVRE).

14H30 – 15H30 – ASPECTOS PRÁTICOS,

  • Gestão de formatos físicos, eletrônico e híbridos – Racionalização da produção documental para otimização das atividades dos Cartórios de Registro de Imóveis;
  • Como organizar e gerenciar melhor os seus documentos e arquivos.

15H30 – 15H45 – COFFEE BREAK.

15H45 – 17H – PINGA-FOGO

Registro Eletrônico e os Desafios da Gestão de documentos híbridos dos Cartórios Extrajudiciais.

  • Sérgio Jacomino – Registrador do 5º Oficial de Registro de Imóveis da Comarca da Capital e autoridades convidadas.  

IMPORTANTE: O número de vagas é limitado. Preencha o formulário de inscrição, AQUI, e aguarde contato posterior da secretaria. Pedido sujeito à aprovação. O workshop contemplará os participantes com certificado.

Fonte: iRegistradores | 04/11/2015.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.