“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”


  
 

                                                 

Paulo afirmou em 2ª Timóteo 4.7: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”. O apóstolo estava na prisão, sabia da proximidade da sua morte e anunciou que chegara o tempo de sua partida. Ele afirma que o Senhor guardou para ele a coroa da justiça, e não somente para ele, mas para todos aqueles que amam a vinda de Cristo (2 Tm 4:6-8).

É um texto de encorajamento para os cristãos. Um verdadeiro desafio, pois é difícil chegar ao fim da vida e fazer todas essas afirmações. O cristão genuinamente convertido não pode ter dúvidas acerca da sua salvação em Cristo Jesus; pode afirmar categoricamente que lhe está reservada a coroa da justiça, que será dada aos que foram redimidos por Cristo na cruz do Calvário, mas nem sempre poderá afirmar que combateu o bom combate.

O verdadeiro cristão passa por tribulações e angústias nesta vida; pode perseverar e guardar fé inabalável, porque o Espírito Santo de Deus testifica a sua posição de filho de Deus e herdeiro em Cristo, dando-lhe a certeza da salvação e da vida eterna, mas a grande dificuldade é afirmar “combati o bom combate e completei a carreira”.

Parece que a carreira nunca está completa e que o combate nunca termina. Estou com 71 anos de idade. Cristo entrou na minha vida quando eu tinha 35 anos. Foi o maior presente de Deus. No entanto, passados 36 anos desde a minha conversão, é frustrante ver a dura realidade de uma vida marcada por altos e baixos, especialmente em termos de comprometimento com o Senhor e vida espiritual. Como estou distante de poder afirmar que combati o bom combate e que completei a carreira. Sou um miserável pecador, que dá muito trabalho ao Espírito Santo de Deus. E bem sei que não mereço, mas a coroa da justiça me está reservada por Cristo; mesmo longe de poder afirmar que combati o bom combate.

O guardar a fé nos mantém na direção do lar celestial, onde receberemos a coroa da justiça. Mas eu gostaria mesmo de servir melhor ao meu Senhor e Salvador, para poder afirmar no fim da minha vida que combati o bom combate e completei a carreira. Misericórdia Senhor! Capacita-nos a viver para ti. Capacita-nos a completar a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12.2). Capacita-nos a cumprir a missão como bons embaixadores de Cristo nesta terra de dor e sofrimento. Capacita-nos a sermos instrumentos da tua graça e paz neste mundo de guerras e injustiças. Capacita-nos a levar sempre no corpo o bom perfume de Cristo, para que o mundo veja refletido em nós, os cristãos, a face do Cristo Ressuscitado, o Cristo da cruz que salva pecadores e dá a vida eterna a todo aquele que crê em Jesus de Nazaré e o confessa como Salvador. Mesmo sem combater o bom combate, capacita-nos Senhor, a perseverar e mostrar ao mundo que só Cristo salva (Atos 4.12). Capacita-nos a prosseguir para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus (Filipenses 3.14). Senhor, tem misericórdia de nós!

Amilton Alvares, SJC 30-05-2022

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias.

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.