A SEGUNDA MILHA – Por Amilton Alvares


  
 

* Amilton Alvares

O soldado romano tinha o direito de exigir. E podia pedir para qualquer do povo sob a dominação de Roma que carregasse a sua bagagem por uma milha. O judeu odiava se submeter a isso. Jesus entra em cena então para deixar a multidão perplexa com a sua proposta: “Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede, e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes” (Mateus 5:41-42). 

Max Lucado dá um colorido poético a essa passagem: “Ele (Jesus) ofereceu uma nova opção. Sirva àqueles que odeiam você; perdoe aqueles que feriram você. Assuma a posição mais humilde, não a mais elevada; procure servir, não ser servido. Retribua com a mesma moeda, mas com bondade”. 

A vida é cheia de relações conflituosas. Mesmo as relações amorosas têm a sua carga de conflitos. Se a gente der rédeas para ressentimentos e amarguras tudo vem e vai a galope e a gente perde a paz. Não existe vida sem conflitos e sem tristezas, mas você não pode deixar a parte ruim tomar conta da parte boa. O bem tem de prevalecer. Mesmo no casamento, há de se tomar o cuidado de promover mais a troca de afetos do que a troca de conflitos. A receita é simples: retribua sempre com bondade e não desista de andar com o seu companheiro. Não dê as costas para o amigo; nem para o inimigo.

___________________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este artigo: ALVARES, Amilton. A SEGUNDA MILHA. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 0252/2015, de 07/01/2015. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2015/01/07/segunda-milha-por-amilton-alvares/.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.