Quem está sem pecado… Por Amilton Alvares


  
 

A passagem de João 8 é bem conhecida. Trouxeram a Jesus a mulher surpreendida em adultério. A lei era severa e punia o adultério com morte por apedrejamento (Levítico 20.10).

A multidão esperava que Jesus se pronunciasse no sentido do cumprimento da lei. Queriam o apedrejamento. No entanto, Jesus surpreendeu os presentes com as seguintes palavras: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro que lhe atire pedra” (verso 7). Diz o texto que, acusados pela própria consciência, foram se retirando um por um, a começar pelos mais velhos (verso 9). Esta passagem deixa claro que basta um pouquinho de bom senso para compreender que todos somos pecadores. Ninguém está sem pecado. E se todo pecado tem de ser castigado não sobra um inocente.

Difícil responder à pergunta – Quem está sem pecado? Mais difícil anda é ser confrontado pelas palavras de Jesus de Nazaré – “Aquele que dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro que lhe atire pedra”. Foi no contexto de João 8 que Jesus faz a célebre afirmação – “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (verso 32).

Se considerarmos que a verdade liberta, mas também acusa e sacode a consciência, como fez com os acusadores da mulher adúltera, qual será a verdade libertadora a que Jesus se referiu? Alguns aspectos podem ser destacados no Capítulo 8 do Evangelho de João. O primeiro é de que precisamos nos conscientizar que somos todos pecadores. O segundo aspecto é de que não podemos julgar os pecados dos outros, como sempre fazemos, porque também somos pecadores e seremos julgados com a mesma medida de rigor (Mateus 7). E o terceiro aspecto revelado pela verdade da Palavra de Deus aponta no sentido de que, sendo pecadores, todos nós precisamos do socorro de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Só seremos verdadeiramente livres se Jesus nos libertar (verso 36). Pergunto: Você tem Jesus Cristo como seu Salvador?

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.  A verdade que liberta é a que provoca um choque de realidade na mente do pecador e produz arrependimento e confissão. Verdade que afirma que só Cristo salva, e que não há salvação em nenhum outro (Atos 4.12). Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3.23). Não há outra solução, precisamos do Salvador porque todos somos pecadores.

A voz de Jesus de Nazaré ainda ressoa nas ruas e praças: “Quem estiver sem pecado que atire a primeira pedra” é um grande desafio. Os últimos acontecimentos da política brasileira bem revelam que os ditos populares conseguem fazer uma boa leitura da Bíblia. O provérbio popular que mais vem à mente neste momento é este – “Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”. Vivendo e aprendendo. Aprendamos com a Bíblia. Jesus diz em João 14.6: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. Jesus Cristo segue convidando os homens a conhecer a verdade do evangelho da paz e da salvação. Você quer a verdade que liberta?

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.