A SEGUNDA MILHA


  
 

                                                                                                                                                   

A SEGUNDA MILHA
A afirmação de Jesus Cristo, em Mateus 5.41, certamente chocou a multidão que o acompanhava no famoso Sermão do Monte – “Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas”. O judeu repudiava a prerrogativa largamente empregada pelo soldado romano, que podia abordar o homem comum um na rua, obrigando-o a carregar a sua bagagem por uma milha.

O judeu odiava isso. E Jesus vem e deixa todo mundo perplexo ao dizer para carregar o fardo além dos limites da lei. É nesse contexto que Jesus ensina que devemos amar os nossos inimigos, que devemos orar pelos que nos perseguem e que não há favor algum em amar os que nos amam, porque isso praticamente todos fazem, até mesmo os homens maus.

O sentido espiritual da afirmação de Jesus é profundo. Jesus está dizendo – ande a segunda milha com o seu ofensor, ande a segunda milha com quem o traiu, ande a segunda milha com o seu desafeto, ande a segunda milha com aquele que não lhe é agradável, ande a segunda milha com aquele ou aquela que nada pode lhe oferecer, ande a segunda milha com o hipócrita, com o mentiroso, maledicente, antipático…Você mesmo pode completar a lista.

Na raiz da recomendação de Jesus podemos encontrar o chamado ao perdão, à perseverança e à longanimidade. Seja perdoador e tolerante. Essa recomendação também está na oração do Pai Nosso – “Perdoa os nossos pecados, assim como perdoamos os nossos ofensores”. Não desista das amizades. Não desista dos desafetos. Não desista dos ofensores. Não desista de você mesmo, porque Deus nunca desistirá – “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós. Mas se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1ª João 8,9).

Persevera. Seja longânimo e perdoador. Ande a segunda milha. Não desista de amar ao próximo. Que possamos repetir o cântico de Paulo em Filipenses 3: “Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus…A nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, Jesus Cristo”.

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Para ler a Primeira publicação deste mesmo tema, clique aqui 

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias.

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.