HAVERÁ UM?! – Amilton Alvares


  
 

* Amilton Alvares

Bondade e fraternidade são virtudes inerentes ao ser humano. Toda criatura de Deus herdou grande porção de bondade do Pai e Criador. Devemos estimular o desenvolvimento desses dons para o bem da coletividade, para nosso bem e para a própria subsistência da raça humana. Mas será que há algum homem inteiramente bom?

C.S. Lewis já advertiu acerca dos perigos de fazer a vida funcionar simplesmente imaginando que somos bons: “Se você tiver coragem, inteligência, saúde e popularidade e tiver sido criado num bom lar, é muito provável que se satisfaça com o seu caráter tal como ele está….Você pode acreditar que é o autor de toda essa bondade e pode não sentir necessidade de um tipo melhor de bondade”. E agora José? Vale a pena insistir na pergunta: Haverá algum homem ou mulher inteiramente bom?

Acautele-se! Ninguém é inteiramente bom. A Bíblia diz que não há um só justo, todos se extraviaram e pecaram, não há quem faça o bem (Romanos 3:10-12). O apóstolo Paulo também chamou a atenção para a nossa guerra interior: “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e, sim, o que detesto” (Romanos 7:15). Em outras palavras o apóstolo diz “eu quero fazer o bem, mas quando vejo tem outra força guerreando dentro de mim que me leva a fazer o mal”. Só mesmo depois de vestir a carapuça de desventurado diante do pecado, é que o apóstolo conclui o seu pensamento na Epístola aos Romanos, com a solene afirmação de esperança de que “Agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 7:24-25 e 8:1).

Haverá um? Certamente não, conforme atesta o próprio Criador. Ainda que você se considere bom ou melhor do que as pessoas com as quais você se compara, saiba pelo menos que você é pecador e precisa do Salvador. E deve saber, acima de tudo, que a falsa idéia de bondade ou auréola que você estabeleceu acerca da sua própria pessoa, pode, eventualmente, afastar você da cruz do calvário, onde só há lugar para pecadores arrependidos, que reconhecem Jesus de Nazaré como Salvador.

_____________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar esta devocional: ÁLVARES, Amilton. HAVERÁ UM?! Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 0115/2015, de 24/06/2015. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2015/06/24/havera-um-amilton-alvares/.  Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.