TJBA: Corregedor geral pede aos novos notários serviço de excelência aos jurisdicionados


  
 

Os corregedores Osvaldo de Almeida Bomfim, das Corregedorias Geral da Justiça, e Cynthia Maria Pina Resende, das Comarcas do Interior, saudaram, na manhã desta segunda-feira (30), os delegatários aprovados no concurso público realizado pelo Tribunal de Justiça para privatização dos cartórios extrajudiciais do estado.

A saudação foi feita pelos dois desembargadores durante a abertura do 1º Encontro de Capacitação dos novos delegatários, no auditório do Tribunal de Justiça, em Salvador, quando, também, esteve presente a juíza coordenadora dos Cartórios Extrajudiciais, Andréa Paula Matos Rodrigues de Miranda.

Compuseram ainda a mesa de abertura dos trabalhos os representantes da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), Marli Trindade; do Colégio Notarial, Paulo Roberto Ferreira; Instituto de Registro Civil e Pessoas Naturais (Irpen), Emanuelle Perrota; e Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (Ieptb), Edem Márcio.

O corregedor Osvaldo Bonfim disse aos novos delegatários que esperava de todos, que saíssem do curso “mais preparados do que estão, para o cumprimento da delegação que lhes foi outorgada, e prestem um excelente serviço aos nossos jurisdicionados”.

“O curso vai levar a todos vocês, noções de informática, justiça aberta, sistema nacional e informação de registro civil, fiscalização, base legal de atuação, seleção das serventias para fiscalização, formas de fiscalização das serventias, selos digitais, selo de autenticidade, observação sobre sistema de selo e outros”, disse o corregedor.

As dúvidas, acrescentou a corregedora Cynthia Maria Pina Resende, “poderão ser dirimidas neste momento, quando vocês terão oportunidade de adquirir mais conhecimento práticos a respeito da atividade dos delegatários”.

Ela lembrou que as Corregedorias editaram alguns provimentos e instruções a respeito da etapa final do concurso, na fase da investidura e do exercício, que certamente vão sanar a maioria das dúvidas. “Leia esses provimentos, essas instruções, isso vai ajudar muito a vocês”.

A desembargadora pediu aos novos delegatários que, no caso de orientações ou dúvidas, as solicitações sejam feitas por escrito, para que, ao responder, a corregedoria possa prestar orientação a todos os delegatários.

O 1º Encontro de Capacitação para os novos delegatários, promovido pelas duas corregedorias, e ministrado pela Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça, conta com apoio da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), Instituto de Registro Civil e Pessoas Naturais (Irpen), Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib) e Fundo Especial de Compensação (Fecom).

As atividades prosseguem nesta terça-feira (31).

Fonte: TJBA | 30/01/2017.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.