Receita avaliará se há necessidade de estender prazo para declaração do IR 2020 – (Jornal do Protesto).


  
 

20/03/2020

O secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, afirmou na quarta-feira (18.03) que o órgão avaliará se há necessidade de estender o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda 2020. O prazo termina em 30 de abril.

“Temos até 30 de abril, tempo ainda para avaliar e dimensionar se as difi culdades causadas pelo coronavírus geram algum impacto no cumprimento da obrigação tributária pelos contribuintes”, afi rmou ele.

De acordo com o secretário da Receita, o fl uxo de entrega das declarações está bom. Até a segunda-feira (16.03), foram recebidos mais de 4,63 milhões de documentos, contra 3,2 milhões no mesmo período de 2019.

“Vamos avaliando como se comporta esse fl uxo e se há alguma difi – culdade para que os contribuintes preparem e enviem suas declarações. Iremos considerar um aspecto importante que, para um número expresso de contribuintes, há um interesse em receber suas restituições, que só poderão ser feitas se as declarações forem entregues”, disse.

Restituição do IR

O pagamento das restituições é feito de acordo com a ordem de entrega das declarações, priorizando os idosos, pessoas com alguma defi ciência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Neste ano, as restituições serão pagas em cinco lotes, e não mais em sete, e o primeiro lote do IR será liberado em maio – até o ano passado, os lotes começavam a ser liberados em junho. Os outros quatro lotes de restituição neste ano serão pagos em junho, julho, agosto e setembro.

Crédito: G1

Fonte: INR Publicações

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito”.