INSS orienta segurados sobre como agilizar processos


  
 

Apresentação correta de documentos e cumprimento de exigênciadentro do prazo estabelecido pode ajudar a reduzir o tempo de conclusão de pedido de benefícios

Coa implantação do Atestmed – procedimento que dispensa a necessidade de agendamento de perícia médica – o Instituto Nacionade Previdência Social (INSS) registrou um crescimento considerável naanálisede pedidode benefícios por incapacidade temporária. Dados da autarquia demonstram que em novembro deste ano houve um aumento de 26,99% no número de análise de pedidodo antigo auxíliodoea em comparação coo mesmo peodo em 2022.

O novo modelo de análise representa um avao considerável para a Previdência Social. Mao número de processos concluídos também eoutraespéciede benefícios, como aposentadorias, salários-maternidade e pensões, poderia seainda maior. Levantamento do setode Reconhecimento de Direitos ligado à GerênciaExecutiva (GEX) do INSS em Curitiba mostra que mais da metade dos pedidode benefícios não são concluídos na primeira análise.

Isso acontece porque boa parte dos processos são abertos sea inclusão de documentos básicos, como RG, CPF e comprovante de residênciaalém de documentaçõeespecíficas que são exigidas para a concessão de determinados benefícios. A lista de anexos que devem ser incluídos no requerimento é disponibilizada virtualmente pelo aplicativo Meu INSS no momento da abertura do processo.

 Como funciona a análise de direitos?

Ao recebeo processo nos sistemas internos, o servidor primeiramente analisa toda a documentação anexada pelo próprio segurado através dos canais remotodo INSS. Quando faltadocumentos é necessário realizaa primeira exigência, que teo prazo de 30 dias para ser cumprida. É importante destacar que cada nova exigência prorroga ainda mais a conclusão do processo.

A chefe da Seção de Análise de Reconhecimento de Direitos da GEX CuritibaElaine Galvãodestaca que muitos processos são indeferidos por não cumprimento daexigências, o que dificulta como um todo o trabalho dos Técnicodo Seguro Sociae ao mesmo tempo atrasa a concessão do benefício para o segurado. “Se a pessoa não conseguir entrar com todoodocumentos, que pelo menoela acompanhe os canais de comunicação do INSS pela internet para que não sejamoobrigadoa indeferir um benefício por falta de manifestação do segurado”, orienta.

 De acordo com dadodo setode Reconhecimentode Direitos da GEX Curitiba, mensalmente chegaa ser concluídos cerca de oito mil pedidode benefíciode todaaespécies. Em meio a esse número de processos finalizados, muitos são indeferidos por falta de cumprimento de exigência por parte do segurado.

Somente em novembro de 2023, a Centrade Reconhecimento de Direitode Curitiba recebeu 8.200 novos pedidode benefícios, mais da metade deles (4.280) foram protocolados pelo aplicativo Meu INSS. Na maioria dos casos, não é possível concedeou indeferir os pedidos logo na primeira análise devido à falta de documentaçãoo que acaba impactando no tempo de conclusão do processo.

A orientação para os segurados é que após a abertura do processo se mantenhaativos nos canais remotoacompanhando os comunicadodo INSS. O cumprimento de exigência por meio eletrônico é feito diretamente pelo aplicativo ou site do Meu INSS. Basta digitalizaou fotografaodocumentos originais e anexá-loao processoA digitalização ou fotografia deve ser feita preferencialmente colorida e obrigatoriamente legível, permitindo a correta visualização de todo o documento, inclusive o verso, se foo caso.

O segurado também pode agendar para cumprir a exigência em uma daAgências da Previdência Social (APS). O agendamento também pode ser feito pelo telefone 135 oatravés do aplicativo Meu INSS.

 Ana Panatta – Secom/PR

Fonte: Gov.BR

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias.

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito