Enfrente as suas lutas – POR AMILTON ALVARES


  
 

 

O ensino de Jesus em Mateus 6.25-34 tem o seu foco principal na ansiedade do homem. Jesus sabe como nos angustiamos com as coisas sobre as quais não temos domínio. E Jesus diz – não se preocupem com o amanhã, porque o amanhã a Deus pertence. Bem sabemos que o presente também pertence a Deus, mas Jesus não nos ensinou a fugir das lutas diárias. Pelo contrário, Ele nos ensinou a enfrentar as adversidades com boa disposição – “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo” (João 16.33). Enfrente as suas lutas!

Em Mateus 6, Jesus não está preocupado com o passado. Ele se ocupou da nossa angústia com o futuro. Também não falou do presente, pois o foco era a ansiedade com o amanhã. E o passado, o que fazemos com ele quando está a nos aprisionar e a prejudicar o presente ou o futuro?

Em regra, não encontramos Jesus preocupado, preso ou falando do passado das pessoas. Ele sempre olhou para frente. Olhava com dor e sofrimento para a morte que enfrentaria na cruz do Calvário, mas enxergava vida além do túmulo. Ele consolava os discípulos e transmitia esperança: – “Não se turbe o vosso coração…Na casa de meu Pai há muitas moradas…Vou preparar-vos lugar …E quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo. Para que vocês estejam onde eu estiver (João 14, ARA-NVI). Em outro relato bíblico, na conversa com a mulher adúltera, que escapou do apedrejamento, Jesus ouviu a mulher e disse – Vai e não peques mais (João 8.11). É como se dissesse à mulher, vá em frente, o teu passado está zerado.

Jesus considera que aprendamos a lição elementar de zerar o passado com o Pai. O apelo de Deus aos homens ressoa na História desde os profetas do Antigo Testamento. O apelo é – Arrependei-vos! Por isso não podemos deixar que os grilhões do passado venham a nos algemar no presente ou no futuro. Confesse os seus pecados, arrependa-se. Não devemos andar ansiosos com o amanhã, mas também não podemos deixar a amargura do ontem invadir o hoje ou prevalecer no amanhã. Basta ao dia o seu próprio mal. Confiemos no Pai celestial, que já nos deu a vida eterna em Cristo Jesus. “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e todas as outras coisas vos serão acrescentadas”. Isso é promessa do Salvador (Mateus 6.33).

Enfrente as suas lutas diárias com bom ânimo. Confia no Senhor. Se olhar para frente, não deixa a ansiedade tomar conta; se olhar para trás, não deixe a amargura fazer morada. Viva pela fé. Porque as misericórdias do Senhor não têm fim e se renovam a cada manhã (Lm 3.22-23). Enfrente as suas lutas! Mas não antecipe o sofrimento com as preocupações do amanhã!

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias.

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.