Banco Mundial disponibiliza Relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021


  
 

Documento apresenta análise comparativa do ambiente de negócios nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Conforme divulgado no Boletim do IRIB n. 4849, de 15/06/2021, foi realizada ontem, pelo Banco Mundial, a apresentação dos resultados do estudo Doing Business Subnacional Brasil 2021. O evento foi transmitido pelo YouTube.

De acordo com as informações constantes do site do Banco Mundial, o Doing Business Subnacional Brasil 2021 apresenta uma análise comparativa do ambiente de negócios nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Este estudo mede a regulamentação das atividades de pequenas e médias empresas nacionais em cinco áreas: abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos. O documento ainda inclui dois estudos-piloto sobre o registro de um Microempreendedor Individual (MEI) e o pagamento de impostos no regime do Simples Nacional, medidos em cinco localidades no Brasil.

Dentre as principais constatações do estudo, destaca-se que “há exemplos de boas práticas em estados de todas as regiões, níveis de renda e tamanhos. Dentre todas as localidades, é mais fácil: abrir uma empresa no Pará; obter alvarás de construção em Roraima; registrar uma transferência imobiliária em São Paulo; pagar impostos no Espírito Santo; e resolver uma disputa comercial em Sergipe.”

Para saber mais, acesse o site do Doing Business Subnacional Brasil 2021.

Fonte: IRIB, com informações do Banco Mundial.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias.

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.