Anoreg/MT lança campanha de conscientização sobre o autismo.


  
 

Durante todo o mês de abril, a Anoreg/MT irá disponibilizar uma série de conteúdos aos que quiserem aderir à campanha.

Em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, a Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg/MT) lança nesta segunda-feira (03) uma campanha de conscientização sobre o autismo com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas autistas.

Durante todo o mês, a Anoreg/MT irá disponibilizar uma série de conteúdos, como depoimentos, materiais de apoio para download, impressão e compartilhamento aos que quiserem aderir à campanha. A Associação pede o apoio dos notários e registradores mato-grossenses para que imprimam e afixem nos cartórios os cartazes disponíveis, que publiquem os conteúdos em suas redes sociais e compartilhem em seus grupos.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição caracterizada por graus de comprometimento no comportamento social, comunicação e linguagem, além de uma pequena gama de interesse por atividades únicas para o indivíduo, que podem ser realizadas de forma repetitiva. As condições têm início na infância e tendem a persistir na adolescência e na fase adulta, podendo ser aparente ou não, de acordo com o nível de classificação do TEA.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são autistas, sendo que só no Brasil há 2 milhões de pessoas com esta condição.

Ter acesso a informações sobre o autismo é o primeiro passo para mudar a perspectiva sobre a condição, diminuir os estigmas e combater o preconceito. Uma vez que a desinformação é a razão para que muitos não recebam o diagnóstico ou tratamento que merecem, nem o respeito a que têm direito.

Veja abaixo (anexo) os materiais já disponíveis para download:

Cartilha informativa

Capa para Facebook

Capa para LinkedIn

Capa para Twitter

Cartaz tamanho A2

Cartaz tamanho A3

Cartaz tamanho A4

Post para Whatsapp e redes sociais: O que é o autismo

Sugestão de legenda: O Autismo também pode ser chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e é classificado na linguagem médica como um transtorno do neurodesenvolvimento. A pessoa com autismo apresenta na infância um desenvolvimento cerebral diferente do habitual.

Os sinais clássicos envolvem atraso ou regressão na aquisição de algumas habilidades básicas como: comunicação, interação social, fala, coordenação motora e questões sensoriais relacionadas à maneira de sentir ou reagir à diversos tipos de estímulos ambientais (visuais, sonoros ou táteis).

Esses sinais geralmente são percebidos entre o nascimento e os seis primeiros anos de vida, quando os sinais ficam mais aparentes. Entretanto, há autistas diagnosticados na adolescência e na idade adulta.

Post para Whatsapp e redes sociais: Símbolos do autismo

Sugestão de legenda: Os símbolos do autismo foram criados para representar a diversidade presente nas pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias. Ou seja, gerar identificação, inclusão e acabar com o preconceito.

🧩 Quebra-cabeça: É o mais antigo símbolo do autismo. O logotipo da peça de quebra-cabeça foi usado pela primeira vez em 1963 e foi popularizado pela entidade norte americana Autism Speaks.

🎗️Fita de conscientização: A fita do quebra-cabeça foi adotada em 1999 como o sinal universal da conscientização sobre o TEA. As peças em diferentes cores representam a diversidade de pessoas e famílias que têm integrantes autistas. As cores fortes simbolizam a esperança em relação aos tratamentos e ao acolhimento dos portadores pela sociedade em geral.

🌈 Logotipo da neurodiversidade: O sinal do infinito nas cores do arco-íris foi colocado como uma alternativa para o quebra-cabeça e é o mais aceito pela comunidade. O logotipo celebra a esperança e a diversidade de expressões dentro do espectro e é um motivo comum no movimento de inclusão das pessoas com TEA.

#abrilazul #mesdoautismo #anoregmt

Post para Whatsapp e redes sociais: Como é o tratamento

Sugestão de legenda: O tratamento do autismo é realizado em diferentes frentes e com o trabalho em conjunto de diferentes equipes médicas. Apesar de não curar esta síndrome, o tratamento é capaz de melhorar a comunicação, a concentração e diminuir os movimentos repetitivos, melhorando assim a qualidade de vida do próprio autista e também da sua família.

O acompanhamento geralmente inclui uma equipe multidisciplinar composta por neuropediatria, psiquiatra infantil, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, psicologia, fitoterapia, nutricionista e fisioterapia em alguns casos. Também tem sido adotada a terapia com cães, música, arte, equoterapia, natação ou hidroterapia.

A necessidade de profissionais e terapias varia de pessoa para pessoa. Em determinados casos, os médicos podem receitar o uso de medicamentos para o controle de sintomas como agitação, agressividade, impulsividade e distúrbios do sono. Mas isso vai do grau de autismo que a criança ou o adulto pode ter.

#abrilazul #mesdoautismo #anoregmt

Post para Whatsapp e redes sociais: Direitos fundamentais da pessoa com autismo

Sugestão de legenda: As pessoas com autismo têm os mesmos direitos, previstos na Constituição Federal de 1988 e outras leis do país, que são garantidos a todas as pessoas. Também têm todos os direitos previstos em leis específicas para pessoas com deficiência (Leis 7.853/89, 8.742/93, 8.899/94, 10.048/2000, 10.098/2000, entre outras), bem como em normas internacionais assinadas pelo Brasil, como a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Além disso, enquanto crianças e adolescentes também possuem todos os direitos previstos no Estatuto da Criança e Adolescente (Lei 8069/90) e quando maiores de 60 anos têm os direitos do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003).

Ter uma vida digna, respeitada a sua integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer
Direito à saúde, incluindo o diagnóstico, atendimento multiprofissional, a nutrição adequada e a terapia nutricional, os medicamentos, entre outros

Proteção contra qualquer forma de abuso e exploração
Direito à educação, à moradia e ao mercado de trabalho

#abrilazul #mesdoautismo #anoregmt

BAIXAR

BAIXAR

BAIXAR

BAIXAR

Fonte: Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias.

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.