TJ/MA: Curso para cartorários orienta sobre assédio moral, sexual e discriminação. Aulas semipresenciais acontecem nos dias 23, 24/5, 4 e 6/6.


  
 

A Escola Superior da Magistratura (ESMAM), em parceria com a Coordenadoria das Serventias Extrajudiciais, promove, nos dias 23, 24/5, 4 e 6/6 , o curso Assédio Moral, Sexual e Discriminação, destinado exclusivamente aos cartorários e outros profissionais que atuam nos cartórios do Maranhão. A capacitação acontecerá na modalidade semipresencial, com aulas virtuais – ministradas na plataforma EAD ESMAM – e presenciais, na sede da escola judicial (veja o cronograma abaixo).

As inscrições estão abertas por meio do formulário eletrônico disponível AQUI e na página da ESMAM www.tjma.jus.br/site/esmam. Os participantes receberão as orientações sobre acesso aos conteúdos nos e-mails informados no ato da inscrição.

A ação é realizada também em unidades judiciais no interior e na capital, envolvendo profissionais e gestores de todas as áreas do Judiciário. O objetivo é promover ambientes de trabalho saudáveis e com base no respeito mútuo entre as pessoas. Os encontros têm o apoio da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Durante o curso, atividades integrativas promovem a busca pelo autoconhecimento, identificação e prevenção de atitudes que possam configurar casos de assédio e discriminação. Dessa forma, a capacitação contribui para que as equipes possam evitar práticas entendidas como de assédio e discriminação e também atuar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, tornando mais saudáveis os ambientes das unidades em que trabalham.

Entre os temas a serem tratados estão: Configurações, definições e tipos de assédio; Ferramentas e Estratégias de gestão e liderança para o combate e reconhecimento do Assédio moral, sexual, psicológico e suas comorbidades; Ferramentas de autoconhecimento; Comunicação para Líderes; O poder e sua relação com o Assédio; Mediação e solução de conflitos – Comunicação Não Violenta – CNV.

SOBRE A FORMADORA 

Fábia Carla Castro Alves é mestranda em Administração, com  experiência na formação e desenvolvimento de pessoas e liderança, educação corporativa, orientação profissional e reorientação de carreiras. Graduada em Psicologia e Administradora de Recursos Humanos, especialista em Gestão de Pessoas e psicoterapeuta – Gestalt Terapia. Ela também é coach pelo Instituto Brasileiro de Coach (IBC) e possui certificação internacional em renomados institutos e associações de coaching.

CRONOGRAMA DAS AULAS  

Aulas Presenciais

23 e 24/5

Local:  Escola Superior da Magistratura do Maranhão – ESMAM

Horário:  9h às 13h e 14h às 18h

Aulas virtuais  

4 e 6/6

Local:  Plataforma EAD Esmam – ao vivo

Horário:  9h às 13h

SERVENTIAS 

Serventias Extrajudiciais é o termo técnico utilizado para designar o que popularmente se conhece como cartórios, onde são prestados serviços de registro e de tabelionato. Atuam para assegurar a publicidade, a autenticidade, a segurança e a eficácia dos atos e negócios jurídicos celebrados entre pessoas físicas e/ou jurídicas.

Os ocupantes são chamados de delegatários e assumem a titularidade após aprovação em concurso. O serviço executado é de caráter público e tem a fiscalização e o acompanhamento do Poder Judiciário, por meio da Corregedoria Geral da Justiça.

No Maranhão, as serventias extrajudiciais estão presentes em quase todos os municípios e asseguram o acesso a serviços essenciais para o exercício da cidadania.

Fonte: Tribunal de Justiça do Maranhão.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias.

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito