CNB visita a Corregedoria Nacional de Justiça em Brasília (DF)


Brasília (DF) – A diretoria do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB) visitou na tarde desta quinta-feira (30.03) a Corregedoria Nacional de Justiça para tratar de importantes temas relacionados à atividade notarial brasileira.

Na oportunidade o presidente da entidade, Paulo Roberto Gaiger Ferreira, acompanhado por seus vice-presidentes Emanuelle Ourives Fontes Perrotta e Filipe Andrade Lima, e pelo presidente da Seccional do Distrito Federal (CNB/DF), estiveram reunidos com o juiz auxiliar do órgão, Márcio Evangelista Ferreira da Silva.

Ao final do encontro, que durou cerca de 40 minutos, e também serviu para que a entidade apresentasse sua nova Diretoria, a entidade convidou oficialmente o magistrado para palestrar no XXII Congresso Notarial Brasileiro, que será realizado entre os dias 14 e 16 de junho na cidade de João Pessoa, na Paraíba, que está com inscrições abertas pelo site www.congressonotarial.com.br, no qual falará sobre Apostilamento de Documentos.

Fonte: CNB/CF | 30/03/2017.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.




MPSP apresenta sistema de emissão de boletos a cartórios do Estado de São Paulo


O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) apresentou nesta quarta-feira (29.03) o sistema de emissão automática de boletos, elaborado pelo Centro de Finanças e Contabilidade (CFC) e pelo Centro de Tecnologia e Informação (CTI) do órgão para recolhimento das taxas devidas por notários e registradores com base na Lei Estadual nº 15.855/2015. O sistema piloto será iniciado a partir do dia 3 de abril por 29 cartórios selecionados para realizar o teste.

De acordo com a diretora substituta do CFC, Madalena Flores Marquizelli, a mudança foi motivada pela dificuldade em conciliar o pagamento das serventias, que era efetuado por depósito bancário. “A maior dificuldade era na conciliação do pagamento. Agora com o boleto é mais fácil, porque ele vai em nome do cartório”, explica

A diretora conta que a ideia de iniciar com 29 cartórios é devida à necessidade de saber quais serão as dificuldades dessas serventias em utilizar o sistema piloto. “Nós vamos colocando mais cartórios aos poucos, na outra semana entrarão mais 100, depois mais 300, depois mais 400, até que entrarem os 1700”, detalhou.

O diretor geral do MPSP, promotor de Justiça Ricardo de Barros Leonel, agradeceu o comparecimento de todos e também a colaboração da administração do órgão, que trabalhou para desenvolver o sistema.

Leonel também destacou a importância da parceria entre o Ministério Público e os cartórios extrajudiciais. “O Ministério Público e os cartórios extrajudiciais, com seus diversos segmentos têm uma parceria histórica na medida em que o promotor de Justiça, na sua atuação ordinária, acaba também participando dessa atividade fundamental de relevância pública, que se consubstancia na atividade dos cartórios extrajudiciais”.

A ANOREG/SP desenvolverá uma cartilha prática com o Passo a Passo para orientar os cartórios paulistas.

Fonte: Anoreg/SP | 29/03/2017.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.