Anoreg/AM – PLATAFORMA ONLINE PERMITE A LOCALIZAÇÃO DE CARTÓRIO PARA REGISTRO DE IMÓVEIS EM MANAUS


  
 

Com base no endereço da propriedade, cidadão pode localizar gratuitamente a qual unidade cartorial da capital deve se dirigir para registrar o imóvel

Cidadãos que necessitam registrar imóveis em Manaus passam a contar com uma plataforma online gratuita para identificar em qual unidade o ato deve ser feito. Disponível no portal de Registro de Imóveis do Brasil, principal plataforma do segmento no país, o site traz um mapa online da cidade, permitindo a localização do cartório com base no endereço do imóvel procurado.

As consultas podem ser realizadas por meio do endereço www.registrodeimoveis.org.br/mapa-transacoes-imobiliarias, que apresenta toda a delimitação territorial da localidade, determinando em qual cartório de Registro de Imóveis deve ser realizado o registro de uma propriedade. A ferramenta tem como base um mapa de satélite, possibilitando a visualização de toda a extensão da cidade.

Em Manaus, existem seis Cartórios de Registro de Imóveis e, no mapa, por meio da delimitação de áreas, a abrangência de cada cartório pode ser identificada visualmente, por meio de cores diferenciadas. A área verde indica a dimensão demarcada pelo 1º Cartório de Registro de Imóveis (RI); a vermelha, o 2º RI; a roxa, 3º RI; a rosa, o 4º RI; a amarela, o 5º RI; e a azul, o 6º RI.

No site, o usuário pode localizar o endereço desejado fazendo busca escrita na barra de pesquisa. Mas, se já estiver nesse endereço, pode fazer a busca por aproximação, usando o GPS do equipamento pelo qual estiver consultando a plataforma, seja ele celular, tablete ou computador, que irá indicar exatamente onde o cidadão está localizado.

“No Brasil, cada Cartório de Imóveis atende uma região específica de cada município, distrito ou bairro. Essa identificação era feita com o cidadão indo diretamente a uma unidade de Registro, mas agora contamos com esse avanço em Manaus. Na prática, a ferramenta ajuda o futuro dono do imóvel a ir diretamente no cartório onde o registro precisa ser feito, o que significa ganho de tempo e economia para o usuário”, destacou o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM), Marcelo Lima Filho.

Futuramente, também será possível consultar registros ou mesmo localizar em qual cartório determinada propriedade está registrada.

Mantido pelo Colégio de Registradores de Imóveis do Brasil (Cori/BR), o Portal traz, além de Manaus, o mapeamento de outras sete capitais brasileiras, sendo elas Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Salvador (BA) e Pernambuco (RE).

Os endereços de todos os Cartórios do Amazonas, incluindo os de Registro de Imóveis da capital, podem ser encontrados em www.anoregam.org.br/cartorios.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/AM

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias.

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.