Automação de Processos: Quais os Benefícios?


  
 

Automatizar processos na prática é a troca de atividades realizadas por pessoas de forma manual para equipamentos, máquinas, aplicativos, plataformas web, entre outros. Ou seja, a técnica de automação faz parte da gestão de processos e consiste no uso de tecnologia para realização de determinada tarefa.

Devido à grande competitividade corporativa que vivemos hoje em dia e à crescente transformação digital, a procura pela automação das atividades vem crescendo cada vez mais, pois independentemente do tamanho ou da atividade de um negócio, grande parte dos profissionais entende que os trabalhos manuais, além de gastarem mais tempo para serem executados, deixam a desejar no que diz respeito a padronização e controle, sem contar que estão mais suscetíveis a erros.

Quando uma empresa possui estratégia bem elaborada de automação de processos e adota soluções adequadas, ela tem a possibilidade de ter acesso a determinada informação de forma mais ágil (integração de dados), tem uma visão mais ampla do funcionamento da organização (gestão tem maior controle do fluxo de trabalho, com tempo maior para se dedicar a melhorias e atuar de forma estratégica), tem um aumento na produtividade atingindo uma maior eficácia (maior padronização dos processos, com menor risco operacional), consegue ter maior controle dos números e indicadores o que facilita na tomada de decisão e além de todos esses benefícios, ainda proporciona redução de custos operacionais a longo prazo, pois a empresa evita os gastos com contratação de grandes equipes especializadas para determinada operação, além de diminuir drasticamente o risco de erros operacionais, o que gera economia também.

Nós do SERAC estamos sempre monitorando e controlando os nossos processos internos, com a finalidade de melhorar sempre os nossos processos operacionais, processos de gestão e de atendimento. Esse acompanhamento só é possível com a utilização de ferramentas que proporcionem uma agilidade na execução e gestão das nossas atividades.

É importante lembrar que o SERAC possui um departamento de tecnologia e inovação, que desenvolve sistemas de gestão, plataformas e aplicativos, que facilitam o acompanhamento por parte dos líderes das organizações.

Fonte: SERAC

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias.

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.