TJAL: Novos profissionais aceleram análise de contas dos cartórios em AL


  
 

Estamos em dia com a conferência de todos os dados das 210 serventias extrajudiciais vagas do Estado, diz Coordenador da Assessoria Técnico-Contábil da CGJAL

Analisar tecnicamente a prestação de contas de todos os cartórios extrajudiciais de Alagoas é responsabilidade do setor Técnico-Contábil, que pertence à Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL). No mês de setembro, dois novos contadores e uma técnica contábil foram convocados para compor o departamento, através de processo seletivo, para auxiliar nas atividades de assessoria às serventias.

De acordo com Patrick Cavalcante, que coordena o setor, os profissionais de contabilidade têm contribuído com a dinâmica das tarefas e acelerado as análises dos dados. “Hoje, podemos dizer que estamos em dia com a conferência de todas as prestações de contas referentes a 2021, dos 210 cartórios vagos do Estado”.

Atualmente, sete pessoas compõem o setor após a chegada dos novos colaboradores. Eles orientam os interinos quando surgem dúvidas acerca das normativas vigentes, diminuindo as chances de equívocos. Com o intuito de ampliar o serviço, novos técnicos contábeis ainda serão contratados em breve seguindo critérios do Processo Seletivo Simplificado 72/2020.

“Não é descartada a possibilidade de haver erros, porém, nós aperfeiçoamos o protocolo para que esse número chegue perto de zero. A conferência é feita por, pelo menos, dois profissionais, assim reduzimos a possibilidade de erro”, conta Cavalcante.

Um dos novatos é o contador Paulo Lima, que atua na área há 15 anos, mas trabalha pela primeira vez no serviço público. Ele afirma que não há dúvida padrão, mas que, na maioria das vezes, os cartorários questionam sobre provimentos.

“Estamos aqui à disposição para sanar as dúvidas deles. Mas uma coisa podemos afirmar: as demandas dos responsáveis pelas prestações de contas de cada cartório estão diminuindo a cada mês”, ratifica Lima.

Também atuando pela primeira vez no Judiciário, a contadora Jeane Barbosa menciona que o trabalho de análise é exigente e minucioso, no entanto, está sendo gratificante exercer a função. Com 24 anos de formada, ela ainda ressalta a funcionalidade do sistema do Selo Digital.

“A tecnologia utilizada pela Corregedoria é bem objetiva e prática, resumindo em tópicos as determinações dos provimentos que exigem dos cartórios a prestação de contas mensal. Entendo que auxilia muito e facilita a vida tanto dos analistas quanto dos cartórios”, diz Barbosa.

Obrigações

Até o dia 10 de cada mês, os cartórios devem apresentar as receitas e despesas relativas ao mês anterior, em cumprimento a normativas da CGJAL e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para preenchimento dos dados e envio dos documentos comprobatórios, é utilizado o sistema do Selo Digital, implementado pela CGJAL em 2019. Nele, os cartorários têm à disposição vários relatórios, como de auditoria e selos, a fim de simplificar o processo.

“Anteriormente, a serventia enviava o balancete em planilha juntamente aos documentos comprobatórios, via Malote Digital. Com o novo sistema, tanto para quem analisa, como para o usuário, melhorou muito, pois cada item tem seu campo específico e todas as informações são salvas em sistema e não em pastas onde pode haver risco de perder as informações”, destaca Cavalcante.

Vale ressaltar que não é obrigatória a contratação de um profissional da área contábil por parte das serventias, cuja prestação de contas, muitas vezes, é feita pelos próprios tabeliães interinos, que podem esclarecer quaisquer dúvidas com o setor Técnico-Contábil.

Também compõem o setor os servidores Luana Omena, Antônio Carlos, Gustavo Galvão e Aricélia de Sousa.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias.

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.