Anoreg/AM – CACIQUE WEB: DE JANEIRO A MAIO DESTE ANO, SISTEMA REGISTRA MAIS DE 370 MIL ATOS EXTRAJUDICIAIS PRATICADOS


  
 

Atualmente, 71 cartórios do Amazonas estão integrados à plataforma que funciona, também, com sincronização de informações off-line, atendendo à realidade do interior do estado

Em mais uma matéria alusiva aos sete anos de implantação do sistema Cacique Web, a Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM) explora o cenário atual da plataforma que por onde foram praticados 375.293 atos a cargo de cartórios amazonenses, somente de janeiro a maio de 2021. O software de Gestão Notarial e Registral facilita o acesso às informações, permite a troca de informações entre as delegações, reduz custos e aumenta a produtividade, atendendo à realidade dos cartórios extrajudiciais do interior do Amazonas, visto que o sistema não necessita de conexão com a internet à todo momento.

Atualmente, 71 cartórios do estado estão integrados ao Cacique Web, o que representa 72,4% das 98 serventias extrajudiciais disponíveis no Amazonas. Por meio da plataforma, atualmente são contempladas, de forma integrada, as especialidades de Registro Civil de Pessoas Naturais, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos da Pessoa Jurídica, Notas, além do Portal do Selo Eletrônico do Tribunal de Justiça do Amazonas.

A iniciativa é encabeçada pela Anoreg e o seu desenvolvimento contou com a parceria da Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA, e apoio institucional do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM),  Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), além da Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech), responsável pelas atualizações da plataforma.

Segundo o presidente da Anoreg/AM, Marcelo Lima Filho, a associação presta suporte técnico diário ao sistema, por meio de atendimentos aos cartórios do interior, seja para treinamentos ou implementação de melhorias. “A ideia é facilitar, ao máximo, o uso do Cacique pelas unidades do interior que, muitas vezes, possuem dificuldade de acesso à internet, levando em consideração as conhecidas dificuldades impostas pela geografia do estado. Por este motivo, estamos em frequente contato com os delegatários para receber suas demandas, avalia-las e repassa-las à FPF Tech, para que o trabalho de atualização possa fluir da melhor maneira possível”, destacou o presidente.

Apesar de ser voltado ao segmento cartorário, o sistema também atende à atividade fiscalizatório do TJAM, uma vez todos os selos registrados na plataforma são enviados ao Portal do Selo Eletrônico do Amazonas, por onde podem ser apreciados e analisados pelo Tribunal. Também no TJAM, está hospedado o servidor central para onde os dados produzidos pelos cartórios são enviados e sincronizados periodicamente.

Histórico

Cacique Web foi lançado no dia 19 de setembro de 2014, de forma piloto, contemplando o 2º Tabelionato e Registros de Manacapuru, o Cartório Único de Novo Airão, o Cartório do Judicial e Anexos da 3ª vara de Itacoatiara, e o Cartório Único de Autazes. Naquela primeira fase, foram trabalhados registros de nascimento, casamento e óbitos, chegando a 1.700 atos tramitados, além da utilização de 2.600 selos.

Clique aqui e acesse a lista de cartórios vinculados ao Cacique Web

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/AM

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias.

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.