Ferramenta do CNJ permite que pretendentes acessem fotos e vídeos de crianças e adolescentes aptos à adoção


  
 

Com o objetivo de aumentar as chances de meninos e meninas aptos à adoção encontrarem uma família, o Conselho Nacional de Justiça – CNJ lançou a Busca Nacional Ativa, ferramenta pela qual os pretendentes habilitados no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento – SNA podem acessar informações de crianças e adolescentes para adoção. A plataforma inclui descrições, vídeos e fotos

A ideia da busca ativa é possibilitar o encontro entre pretendentes habilitados e crianças e adolescentes aptos à adoção que tiverem esgotadas todas as possibilidades de buscas nacionais e internacionais de famílias compatíveis com seu perfil no SNA.

No ar desde  5 de setembro, a ferramenta foi implementada em duas etapas. A primeira delas, concretizada em maio passado, permitiu que as unidades judiciárias indiquem as crianças e adolescentes que estão disponíveis para busca ativa.

Na segunda, deflagrada agora, essas informações são disponibilizadas aos pretendentes, com acesso restrito.

Desde maio, cerca de 200 crianças e adolescentes foram indicados pelas Varas de Infância e Juventude para a busca ativa. Agora, os pretendentes terão acesso à busca ativa.

Para evitar a divulgação indevida de dados, todo o material visual da ferramenta é acompanhado por marca d’água com as informações do nome e CPF das pessoas que realizam a consulta.

Fonte:  Instituto Brasileiro de Direito de Família

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias.

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito