Central RTDPJBrasil: Tire suas dúvidas sobre o funcionamento do Boleto Split EBANX


  
 

A Central RTDPJBrasil implantou uma nova modalidade de recebimento de valores por parte dos mais de 2.400 cartórios que prestam serviços eletrônicos. Trata-se do Boleto Split Ebanx, solução pela qual os valores de um boleto podem ser separados e direcionados para contas distintas.

Assim, os cartórios que estiverem credenciados ao EBANX recebem diretamente em sua conta os valores pagos pelos clientes, um dia após a quitação por parte do cliente, não havendo necessidade de repasses feitos por parte da Central.

Para sanar as dúvidas dos registradores sobre o Split EBANX, selecionamos as perguntas mais frequentes que chegam ao nosso serviço de atendimento ao usuário da Central.

 Ao credenciar no EBANX, terei uma conta em outro banco?

Não, a conta EBANX é uma conta virtual, que serve apenas para receber os pagamentos realizados por meio da modalidade SPLIT dos boletos. Essa conta não serve para movimentação ou pagamentos. Não possui número de agência ou conta e não será acessada pelo site do EBANX ou outro canal, além da Central RTDPJBrasil.

Há algum custo para abertura/manutenção da conta EBANX?

Não há custos para o credenciamento ou manutenção da conta EBANX.

O valor pago pelos clientes aparecerá na Central?

O cartório já possui uma forma de acompanhar os pagamentos na Central RTDPJBrasil. Para isso, deve acessar o menu Administrador > Relatório de repasses.

Adicionalmente, poderá acompanhar os pedidos pagos por meio do SPLIT de boletos a partir de uma nova opção do menu Administrador > Extrato SPLIT Ebanx, que exibe para o cartório os pedidos pagos com essa modalidade nas últimas 72 horas. Por que 72 horas? Porque depois desse prazo, o valor já terá sido transferido para a conta previamente cadastrada pelo cartório na Central e o valor não estará mais na conta EBANX do cartório.

Preciso solicitar a transferência dos valores recebidos nessa conta Ebanx?

Não é necessário solicitar a transferência dos valores que estão na conta Ebanx. Sempre que houver valor disponível nessa conta, ele será transferido no próximo dia útil ao seu recebimento na conta Ebanx.

Para compreender melhor esse prazo, veja o seguinte exemplo: o cliente pagou o boleto às 16 horas de segunda-feira. Na terça, pela manhã, o cartório já poderá ver que recebeu em sua conta Ebanx o valor referente ao pedido e, com isso, pode concluir o serviço. Na quarta-feira, pela manhã, o valor será automaticamente transferido para a conta cadastrada pelo cartório para recebimento dos emolumentos via Central.

Todo o saldo que estiver liberado na conta Ebanx será transferido para a conta do cartório de forma automática. É cobrada a taxa de R$ 2,00 pela operação de TED.

Se o valor aparecer como pago no extrato Split Ebanx , já posso finalizar o serviço?

Sim, o serviço poderá ser finalizado pelo cartório ao identificar o pagamento no Extrato Split Ebanx,  pois indica que o valor já foi recebido na conta Ebanx do cartório e será transferido para a conta bancária que ele movimenta e que foi cadastrada no momento da adesão (Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, etc), no dia útil seguinte.

Como faço para credenciar o meu cartório no Split Ebanx?

O titular do cartório cadastrado na Central RTDPJ poderá aderir ao modelo de repasse automático SPLIT do EBANX por meio da própria página da plataforma, no menu ADMINISTRADOR > Repasse automático EBANX (disponível apenas para o acesso do oficial titular).

Os dados do cartório, do titular e de uma conta bancária do cartório devem ser conferidos e, uma vez confirmadas as informações e o interesse no credenciamento, tais informações não poderão mais ser alteradas diretamente na Central RTDPJBrasil.

O credenciamento do cartório junto ao EBANX será feito dentro de 1 ou 2 dias. Na sequência, a Central RTDPJBrasil enviará um e-mail para confirmar a data em que seu credenciamento passou a funcionar, trazendo mais agilidade no recebimento dos valores.

Todos os cartórios cadastrados na Central podem utilizar o Split Ebanx?

A solução Split EBANX somente não está disponível para os cartórios que recebem por meio de DAJEs, a exemplo das serventias do Estado da Bahia.

Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias

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